O ensino da fé cristã na Península Ibérica
(séculos XIV, XV e XVI)
Circle Image

Simone Ferreira Gomes de Almeida

Fundação Biblioteca Nacional - FBN

Doutora em História Social pela Unesp Franca, atua principalmente com os escritos da Península Ibérica dos séculos XIII ao XVI. Trabalha com textos sobre ciência, astrologia e algumas formas de predição. Foi bolsista em 2016 do Programa de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (RJ) em que desenvolveu trabalho sobre sumas e almanaques astronômicos do século XVI. A pesquisadora também é membro do grupo Escritos sobre os novos mundos, sediado na UNESP/Franca, financiado pelo CNPq e pela Fapesp (Auxílio Projeto Temático). Bolsista Fapesp de Treinamento Técnico vinculada ao Programa jovem Pesquisador - O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV). Autora dos livros Dois Escritos Astrológicos sobre o dilúvio de 1524 (Cultura Acadêmica) e Influxos do Céu na existência dos Homens. Uma História das Previsões (Unifesp) (Fonte: Currículo Lattes)

Verbetes

Tractado de la divinança

O rei D. João II de Castela ordenou que o frei Lope de Barrientos, preceptor de seu filho D. Henrique IV , compusesse um tratado sobre o que devia ser conceituado como magia.

Ver
Tratado contra las hadas de Alfonso de Valladolid

O breve tratado “en cómmo dizen que non ay fadas nin ventura nin ora mala" nomeado de “Contra las hadas” por Walter Mettmann, aponta a contrariedade ao que se entendeu como augúrio ou, de maneira mais abrangente, fatalismo, significados mais amplos da palavra fada ou hada, que também foi utilizada para designar a figura mitológica que revelava ou criava o destino

Ver