PESQUISADORES


Membros da Equipe

Coordenador

Leandro Alves Teodoro

Coordenador


É professor colaborador do departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), professor do Programa de Pós-Graduação em História nessa mesma instituição e beneficiário do auxílio Jovem Pesquisador da FAPESP "O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV, XV e XVI) (Processo FAPESP 2017/11111-9)." Ele também é professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual Paulista. Coordena a base de dados "Obras pastorais e doutrinárias do mundo ibérico" (https://umahistoriadapeninsula.com/banco-de-dados/). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval. Seu trabalho versa sobre o papel da confissão penitencial e da catequese na formação elementar do cristão nas terras ibéricas entre os séculos XIV, XV e XVI.  

Professores Associados

Rui Luís Rodrigues

Professor associado


Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, Rui Luis Rodrigues é Professor de História Moderna no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH/Unicamp). Sua pesquisa de doutoramento girou em torno das apropriações do humanismo erasmiano no contexto dos embates entre "ortodoxia" e "heterodoxia" durante as reformas religiosas do século XVI. Atualmente, dedica-se a uma investigação sobre a difusão de imaginários apocalípticos nas sociedades europeias durante a primeira modernidade, com vistas a avaliar os impactos desses imaginários sobre as linguagens e as práticas políticas.

Ana Paula Tavares Magalhães

Professora associada


Ana Paula Tavares Magalhães possui Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1995), Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998), Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2003) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Associada da Universidade de São Paulo. Tem pesquisa concentrada na área de História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: Religião e Religiosidades, Migrações na História, História da Igreja Católica, Heresias Medievais, História do Franciscanismo, História e Narrativas, entre outras. Coordena o LABORA - Laboratório de Estudos e de Produção de Textos relacionados ao Pensamento e à Cultura na Idade Média; é Conselheira da ANPUH - Associação Nacional de História, secção São Paulo; atua em múltiplas associações de pesquisa, nacionais e internacionais. Integra o Comitê de Boas Práticas em Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP. Ocupou, entre 2014 e 2018, o cargo de Presidente da Comissão de Pesquisa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É vice coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História Econômica do Departamento de História da USP. Desde 2018, ocupa o cargo de Assessora de Programas e Eventos da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Carolina Coelho Fortes

Professora associada


Possui graduação em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2011). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal Fluminense, foi professora da Universidade Federal Fluminense - Campos dos Goytacazes (2013-2016) e anteriormente foi professora da Universidade Gama Filho (2003-2013), coordenadora de curso de extensão da Universidade Gama Filho (2009-2012), professora da Fundação Getúlio Vargas (2010-2013), pesquisadora da Universidade Estadual de Maringá, pesquisadora colaboradora do Programa de Estudos Medievais da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Translatio Studii - Núcleo Dimensões do Medievo da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: história medieval, hagiografia, história de gênero, Ordem dos Pregadores, História da Educação na Idade Média, Identidade.

Pesquisadores e Alunos Associados

Flávia Catusso Daisson Santos

Aluna associada


Graduanda em História pela Universidade Estadual de Campinas. Sob orientação do Prof. Dr. Leandro Alves Teodoro e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), desenvolve pesquisa acerca do papel atribuído aos bispos na sociedade portuguesa do final do século XV e início do século XVI para corrigir a conduta de outros clérigos e também dos leigos. A pesquisa insere-se no projeto financiado pelo auxílio Jovem Pesquisador da FAPESP "O Ensino da Fé Cristã na Península Ibérica (sécs XIV e XV)" que visa explorar os caminhos percorridos pela cúpula da Igreja para a fixação das crenças católicas no reino de Portugal e na Coroa de Castela no final da Idade Média e início dos tempos modernos.

Letícia Gonçalves Alfeu de Almeida

Apoio Técnico e Pesquisadora associada


Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2018), graduada (2009) e mestre (2013) em História pela mesma universidade. É membro do Grupo Temático "Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa" (FAPESP, UNESP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: França medieval; ensinamentos sobre a morte; leitura, memória e meditação; escritos devocionais; Jean Gerson.

Rodrigo Narciso da Silva

Aluno associado


Graduando em História na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). É bolsista de Iniciação Científica FAPESP e desenvolve o projeto "O combate à superstição nas terras de Castela: a obra de d. Lope de Barrientos", vinculado ao auxílio Jovem Pesquisador "O ensino da fé cristã na Península Ibérica"(Processo 2017/11111-9)".

Yasmin de Andrade Leandro

Pesquisadora (Mestranda)


Mestranda em História Medieval pela UNESP câmpus de Franca, com ênfase na Educação dos nobres no século XV em Portugal e nas instruções para homens e mulheres na corte dos reis de Avis, atualmente bolsista CNPQ, possui graduação em História pela mesma Universidade, fez iniciação científica com ênfase na Educação dos nobres na Península Ibérica no século XV e XVI, sendo financiada pela FAPESP, fez estagio voluntario no CEDAPH de Franca, foi estagiária do Museu Histórico e Pedagógico "Dr Washington Luis", em Batatais, de 2014 a 2016.

Patrícia Antunes Serieiro Silva

Pesquisadora associada


Graduada em História pela Universidade Veiga de Almeida - Campus Cabo Frio (2004), especialista em História do Brasil pela Universidade Cândido Mendes (2007) e mestra em História Social (Religiões e Visões de Mundo) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Assis (2013). Atualmente é doutoranda em História Social pela Universidade de São Paulo (2015). Desenvolve pesquisas na área de História Medieval, atuando nos seguintes temas: dissidências religiosas, polêmica anti-herética e Ordem dos Pregadores. Entre outubro de 2018 e fevereiro de 2019, com o auxílio da FAPESP (Bolsa BEPE), realizou um estágio de pesquisa no Dipartimento di Storia Culture Civiltà da Università di Bologna, com o projeto "Heresiologia e Perseguição: a 'vindicta' contra os hereges e a colaboração entre os dois gládios nos escritos anti-heréticos dos primeiros Frades Pregadores de Bolonha", sob a orientação do Prof. Riccardo Parmeggiani.

Michelle Souza e Silva

Apoio Técnico (bolsista) e Pesquisadora associada


Possui mestrado (2009) e doutorado (2014) em História, ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Franca). Atualmente desenvolve pesquisa de pós-doutorado na Fundação da Biblioteca Nacional - FBN sobre os cuidados com o corpo no mundo luso-brasileiro (séculos XV-XVIII). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: história da Península Ibérica, século XV, história da produção escrita, escritos pedagógicos, leitura, prescrições morais e cuidados com o corpo. A pesquisadora é membro do grupo "Escritos sobre os novos mundos", sediado na UNESP/Franca, financiado pelo CNPq e pela Fapesp (Auxílio Projeto Temático).

Simone Ferreira Gomes de Almeida

Apoio Técnico (bolsista) e Pesquisadora associada


Doutora em História Social pela Unesp Franca, atua principalmente com os escritos da Península Ibérica dos séculos XIII ao XVI. Trabalha com textos sobre ciência, astrologia e algumas formas de predição. Foi bolsista do Programa de Apoio à Pesquisa da Fundação Biblioteca Nacional (RJ) em que desenvolveu trabalho sobre sumas e almanaques astronômicos do século XVI. A pesquisadora também é membro do grupo Escritos sobre os novos mundos, sediado na UNESP/Franca, financiado pelo CNPq e pela Fapesp (Auxílio Projeto Temático). Autora dos livros A Figura do Herói antigo nas Crônicas Medievais (Unesp) e Influxos do Céu na existência dos Homens. Uma História das Previsões (Unifesp).

Ana Carolina Machado de Souza

Apoio Técnico e Pesquisadora associada


Doutoranda em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas, início em 2015. Mestra em História Cultural pela mesma instituição (2014). Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Estadual de Campinas (2011). Certificada em Patrimônio Histórico e Cultural pela mesma universidade. Especializada em História da América Colonial, além de trabalhar na área de Patrimônio Histórico e Cultural, História da Arte e da Arquitetura.

Thiago Henrique Alvarado

Aluno associado


Possui graduação (2011) e mestrado (2016) em História pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP/Franca). Atualmente, é doutorando na mesma instituição e desenvolve pesquisa com financiamento FAPESP sobre as leis e os tratados relativos ao comer e ao vestir em Castela e Portugal (séculos XIV e XV). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Medieval, atuando principalmente nos seguintes temas: História Medieval da Península Ibérica; História do direito e da justiça; Ordenamentos do comer e vestir em Castela e Portugal; História da alimentação; História das vestimentas. É membro do Grupo Temático "Escritos sobre os Novos Mundos", sediado na UNESP/Franca, financiado pela FAPESP (Auxílio Projeto Temático).

Giovanna Mauro

Aluna associada


Graduanda em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Guilherme Barbosa dos Santos

Aluno associado


Graduando em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do grupo de pesquisa "O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV)".

Leticia Diniz

Aluna associada


Graduanda em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humana (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, desenvolve um projeto de pesquisa, sob orientação do Prof. Dr. Leandro Alves Teodoro, a respeito da denúncia de falas judaicas taxadas de blasfêmias através de escritos de Alfonso de Valladolid. Vinculado ao auxílio Jovem Pesquisador "O ensino da fé cristã na Península Ibérica"(Processo 2017/11111-9), a pesquisa enfatiza o jogo de desnaturalização de ações condenáveis e de aprendizagem de novos ensinamentos relativos à doutrina cristã em Castela, no final do século XIII e primeira metade do século XIV.

Nicollas Douglas De Souza Pereira

Aluno associado


Graduando em História pela Universidade Estadual de Campinas. Desenvolve uma pesquisa sob orientação do Prof. Dr. Leandro Alves Teodoro e sob apoio da Fundação de Amparo ao Pesquisador (FAPESP), cujo tema é "A cura na mira dos tratados pastorais em Castelhano do século XV" e visa esquadrinhar as lições contidas, no tratado do Bispo D. Lope de Barrientos, sobre a cura do corpo e da alma a partir do sonho dos enfermos. O projeto de estudo insere-se no grupo de pesquisa Jovem Pesquisador da FAPESP "O Ensino da Fé Cristã na Península Ibérica (sécs XIV e XV) que visa explorar os caminhos percorridos pela cúpula da Igreja para a fixação das crenças católicas no reino de Portugal e Castela no final da Idade Média e início dos tempos modernos.

Diovani Matheus Marques

Aluno associado


Graduando em História no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e membro do grupo de pesquisa "O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV e XV)"


Parcerias

GAHOM-AHLOMA - Groupe d'Anthropologie Historique de l'Occident médiéval

Centre de recherches historiques - EHESS - École des Hautes Études en Sciences Sociales


Marie-Anne Polo de Beaulieu

Coordenação