O ensino da fé cristã na Península Ibérica
(séculos XIV, XV e XVI)

Uma história da peninsula

Sobre o grupo

O grupo “O ensino da fé cristã na Península Ibérica (sécs. XIV, XV e XVI)” foi criado com a finalidade de explorar os caminhos percorridos pela cúpula da Igreja para a fixação das crenças católicas no reino de Portugal e na Coroa de Castela no final da Idade Média e início dos tempos modernos. Envolvendo pesquisadores de diferentes universidades brasileiras e do exterior, esse projeto investirá na organização de cursos específicos acerca dessa temática, de eventos científicos e na criação de um banco de dados de obras pastorais.

Financiado pelo auxílio Jovem Pesquisador da FAPESP (Processo 2017/11111-9) e sediado na Universidade Estadual de Campinas,o projeto visa serializar a produção de escritos doutrinários e místicos de Portugal e Castela e estimular desde o trabalho de edição de fontes medievais e modernas até a elaboração de estudos dos modos do fazer crer, isto é, dos jogos de ensino e aprendizagem da moral cristã.

Obras pastorais e doutrinárias do mundo ibérico

Banco de Dados

Objetivo

O banco de dados “Obras pastorais e doutrinárias do mundo ibérico” é o resultado de um trabalho coletivo de serialização de livros manuscritos e impressos de diferentes gêneros, escritos ou compilados em português ou castelhano, que possuíam como objetivo fixar em língua vernácula diretrizes concernentes à aprendizagem de preceitos elementares do Cristianismo. Voltados para a admoestação do clero ou mesmo para servirem de inspiração aos leigos, os escritos reunidos nesta plataforma digital permitem analisar um panorama da ação pastoral da Igreja em diversas regiões da Península Ibérica do final da Idade Média e começo da Época Moderna.

Estrutura

O banco de dados é constituído por uma série de verbetes organizados de maneira alfabética. Cada um desses verbetes comenta uma obra específica, apresentando os seus alvos e direcionamentos moralizantes, bem como um conjunto de palavras-chave que possam definir os principais objetivos das lições por ela prescritas. Além disso, todos os verbetes possuem uma entrada para se acessar uma imagem e um trecho transcrito do documento comentado, a fim de que seja exposta, não apenas aos especialistas da área, mas sobretudo ao grande público, a configuração de uma de suas páginas.

Pesquisadores

Membros da equipe

Parceiros

Interlocutores

GAHOM-AHLOMA - Groupe d'Anthropologie Historique de l'Occident médiéval

Centre de recherches historiques - EHESS - École des Hautes Études en Sciences Sociales